5 TÉCNICAS QUE VÃO MELHORAR A PRODUTIVIDADE NA AGRICULTURA

Sintecsys News

Uma das grandes questões que o setor agrícola tenta responder é como encontrar técnicas para melhorar a produtividade na agricultura sem precisar aumentar a área de plantio.

É Preciso pensar no impacto que suas atividades agrícolas causam na natureza, no aquecimento global e ficar atento às legislações ambientais. São quesitos básicos para adotar as técnicas certas. Não as considerar pode acarretar processos judiciais. Nenhum agricultor quer esse tipo de problema.
Então, a solução é investir em tecnologia e em pesquisas científicas. O agronegócio vem passando por profundas transformações por causa da automatização no campo. Por isso, a importância de estar atualizado sobre esse assunto. Com a finalidade de averiguar qual dessas inovações servem para o seu tipo de produção.
Neste post vamos ajudá-lo, informando algumas técnicas inovadoras que têm dado certo na agricultura.


1- SISTEMA DE CONTROLE DE QUEIMADAS

O sistema de controle de queimadas é um componente fundamental, não apenas em relação a produtividade, mas também nos quesitos para garantir a segurança de colaboradores, das operações e do patrimônio de uma empresa. A tecnologia realiza a detecção automática de focos de incêndio em florestas e plantações, através de um algoritmo próprio capaz de detectar sinais de fumaça a quilômetros de distância, identificando e informando a coordenada do foco em minutos. Além disso, o sistema permite resultados imediatos e significativos na redução tanto de custos operacionais com redução de brigadas como na eliminação de multas por incêndios.

2- AGRICULTURA DE PRECISÃO

Optar pela agricultura de precisão significa evitar desperdícios, principalmente em relação à água utilizada para manter a lavoura. Economizar neste ponto significa modernizar e sair na frente da concorrência que utiliza a água de maneira inconsciente.

Com essa técnica é possível mapear o terreno, identificar as necessidades específicas de cada unidade de área, e, assim, evitar o desperdício de fertilizantes e recursos naturais para melhorar a produtividade na agricultura. É uma forma de lidar com a lavoura utilizando tecnologia da informação, que avaliará as variáveis apresentadas pelo solo e pelo clima.

3- SOFTWARE DE GESTÃO: CONTROLE DE TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO

Aliado à agricultura de precisão mencionado, é necessário um software de gestão, para garantir um controle maior de todas as etapas de produção. Entre as várias vantagens de utilizá-lo estão a racionalização da utilização de equipamentos e de insumos, reduzindo o uso de combustível, controle da utilização de fertilizantes, maior controle de pragas com sugestão de utilização mais sustentável de defensivos, maior controle de produção, diminuição de riscos e, consequentemente, maior rentabilidade econômica.

4- UTILIZAÇÃO DE ABELHAS NAS PLANTAÇÕES

Você se lembra que comentamos no começo deste post sobre pesquisas científicas. Então, os benefícios de utilizar abelhas nas plantações, técnica tradicional, foram comprovados pela comunidade científica. Esses animaizinhos têm um papel importante na reprodução das plantas, aumentando o nível de produtividade da lavoura.

Segundo a pesquisadora Ana Assad, da Associação Brasileira de Estudos da Abelha, "esses insetos junto com a agricultura podem render uma produtividade maior que 30% nas culturas de grãos (soja, feijão e algodão) e frutas, como melão, melancia e morango".

5- CONSCIENTIZAÇÃO

Essa técnica não é tecnológica nem está relacionada ao manejo. Mas a conscientização ambiental é essencial para que as dicas citadas anteriormente sejam eficazes para melhorar a produtividade na agricultura.

Produtores, indústrias, governantes e consumidores devem se unir no sentido de obter sustentabilidade na lavoura e nos cuidados com o solo, a água, o ambiente e tudo o que a produção agrícola pode envolver.

Todas as técnicas mencionadas aqui levaram em consideração a conscientização ambiental para não degradar os recursos naturais.

Esperamos que este post o tenha convencido da importância de melhorar a produtividade, conservando o ambiente por meio da tecnologia e pesquisas científicas.

Você já adotou umas dessas técnicas? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários. Estamos sempre aqui para ajudá-lo.