Amaranto, melhor alimento de origem vegetal

Amaranto, melhor alimento de origem vegetal e também é um dos alimentos mais antigos do mundo. 

Fonte: Nosso Foco

Os maias, os astecas, incas, já a utilizavam como cultura e cultivo.
Os primeiros dados desta data planta, de acordo com alguns pesquisadores, como Juan Manuel Vargas, da Universidade de Sonora, "as amostras arqueológicas de Amaranto ou Amaranthus Cruentus, datam de 4,000 aC, e muito provavelmente se originou entre a América Central e a América do Sul."

O melhor alimento de origem vegetal! 

Benefícios

Os benefícios nutricionais do Amaranto são impressionantes e já se tornou o alimento dos astronautas.
A sua proteína é superior a de outros cereais. Seu valor nutricional, por exemplo, é superior ao encontrado no leite de vaca.

Foi selecionada pela NASA para alimentar seus Astronautas em função do seu alto valor nutricional, pela rapidez de seu ciclo de cultura e sua capacidade de crescer em condições adversas.

A planta remove o dióxido de carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, gera alimentos, oxigênio e água para os astronautas.

Santo Amaranto! É cultivada em viagens espaciais desde 1985, quando germinou e floresceu no espaço durante o voo orbital da nave Atlantis.
A revelação deste fato veio do Dr. Rodolfo Neri Vela, primeiro Astronauta Mexicano.

Propriedades Nutricionais

O Amaranto é rico em proteínas e excelente fonte de cálcio e ferro.
Auxilia na saúde do coração reduzindo os níveis de colesterol e triglicérides, além de conter boa quantidade de aminoácidos não essenciais, aqueles que o organismo não produz.
Pode ser cozido de 5 a 10 minutos e ser acrescentado à salada, frutas e vitaminas ou pode ser utilizado em massas e panquecas, entre outras preparações, na versão farinha.



Possui 16% a mais de proteína em comparação ao tradicional "cereal" 

Sua importância não reside na quantidade, mas a qualidade, pois é um excelente estabilizador de aminoácidos;

Possui índices superiores de lisina, um aminoácido essencial na dieta humana. Geralmente este aminoácido são encontrados nos conhecidos cereais e no leite:

Possui alto poder e valor nutricional em se tratando de , carboidratos, fibras e minerais;

A digestibilidade do grão é de 93%:

As folhas de Amaranto possuem um alto teor de cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitamina A e C, o que a torna um ideal complemento com os grânulos:

Em alguns países já é comido como vegetal ocupando o lugar da acelga e do espinafre

Amaranto é rico em aminoácidos, tais como ácido aspártico, glicina, lisina e ácido glutâmico;

Não possui glúten e por isso estará a frente da grandeRevolução que se anuncia sobre o consumo e cultivo do" trigo" , outro alimento que já é apontado por grandes cientistas,médicos e especialistas como o causador de inúmeras doenças modernas, além da doença celíaca.

Isto por que o "trigo" nosso de cada dia, vem de modificações genéticas que ainda não foram devidamente testadas para o consumo humano e animal.
Além disso, novas pesquisas sugerem que o glifosato, o ingrediente ativo do herbicida Roundup e utilizado nas lavouras de trigo, pode ser o principal fator causador da epidemia celíaca no Mundo.

Benefícios ADICIONAIS do Amaranto

Aumenta massa magra - As proteínas do Amaranto são extremamente eficazes na recuperação muscular e na construção de massa magra.

Controle da pressão arterial - Alguns nutrientes do Amaranto são responsáveis por inibir o funcionamento de algumas enzimas que são responsáveis por fazer a pressão arterial subir.
Diminui o colesterol - Algumas pesquisas já estão sendo realizados, mas em muitos casos o Amaranto emagrece e também ajuda no controle do colesterol.

Previne o câncer - Novas pesquisas apontam que uma parte das proteínas do Amaranto, possuem uma função muito interessante, elas ajudam a combater o crescimento de tumores no corpo humano.