'Dia de Campo: Caminhos do Agro SP' foi realizado em Campinas

Fonte: Do Portal do Governo

Cerca de 800 produtores rurais de 20 municípios do interior paulista receberam orientações sobre vários temas técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado no "Dia de Campo: Caminhos do Agro SP". A iniciativa foi realizada em 12 de setembro, às 8h30, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas.

Na ocasião, o Governo de São Paulo promoveu a entrega de 20 kits do Patrulha Agrícola, composto de equipamentos para auxiliar os agricultores que conduzem principalmente as culturas de grãos (milho e soja), cana-de-açúcar e pastagem.

A ação integra o Cidadania no Campo, projeto estratégico da pasta para promover o desenvolvimento sustentável na área rural, que englobará os seguintes municípios: Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Paulicéia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Equipamentos

O kit, que foi disponibilizado às administrações de cada município, é composto por um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário e poderá ser utilizado por todos os agricultores.

Ao visitar seis estações temáticas montadas na fazenda, os produtores teve acesso a informações teóricas e práticas, podendo esclarecer dúvidas com os técnicos das áreas de pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária do Estado.

Na primeira estação, foi realizada uma dinâmica com instruções de operação e calibração dos equipamentos contidos no kit Patrulha Agrícola. Na segunda estação, os produtores  conheceram novas tecnologias aplicadas aos silos com a empresa iSilos; a terceira estação trará inovações da Syngenta; na quarta estação, foi apresentado o Programa Aplique Bem, da Secretaria, que orienta sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas.

Também houve uma estação voltada ao trabalho de economia circular e destinação das embalagens de defensivos agrícolas, realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), do qual a secretaria é parceria no Programa Campo Limpo. Já na sexta estação, os produtores souberam mais sobre segurança na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) utilizados na lavoura.