DIFERENÇA ENTRE CHÁCARA, SÍTIO, FAZENDA E MEDIDAS DE TERRA NO BRASIL

Fonte: CompreRural

Dada as dimensões do território brasileiro há muitas diferenças nos nomes e medidas de terra das propriedades rurais, confira um resumo. Antigamente as determinações se a propriedade era uma chácara, estância, sitio ou fazenda se determinavam pelo tamanho de terra em m². Veja abaixo as medias praticadas:

Chácara - Uma área de terras pequena de mais ou menos no máximo 05 alqueires (cada alqueire possui 2,42 hectares, cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados).

Sítio - Uma área de terras mais ou menos entre 05 e 40 alqueires.

Fazenda - Uma área de terras superior a 40 alqueires, no Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires.

Hoje em dia para cada região do Brasil há denominações diferentes, cito por exemplo: rancho, roça, colonia. Isso varia bastante porque nosso país é imenso e a pluralidade de culturas faz com que isso fique concentrado em cada região. No estado de São Paulo por exemplo um rancho é uma área localizada na beira do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Grandes áreas são chamadas de roça no estado de Minas Gerais.

Medições de terra no Brasil

Na verdade hoje em dia se usa muito o Hectare, pois não é fácil decorar todos os modelos de medidas que são aplicados em diferentes regiões do país, caso precise especificar, transforme o hectare na medida necessária.

Braça s.f. - Medida correspondente ao comprimento de dois braços abertos (2,2 m).

Braça - Unidade de comprimento, de 7 pés (1,83 m, mais ou menos), usada na Inglaterra para indicar a profundidade da água. (Usada também em outros países).

Braça quadrada - Medida de superfície (usada ainda em algumas regiões do Brasil) equivalente a 3,052 m².

Jeira s.f. - Medida de terreno que varia de 9 a 36 hectares, conforme o país. Terreno que uma junta de bois podia lavrar num dia.

Légua s.f. - Medida itinerária antiga, de valor variável. Légua quilométrica, légua de 4 km. Légua marítima, vigésima parte do grau, contada num círculo máximo da terra e que vale 3 milhas ou cerca de 5,556 km. Légua terrestre, ou légua comum, légua de 25 graus, isto é, de 4,445 km. Légua geométrica, de 6 km.