Diretor do IBD projeta o potencial e os desafios da agricultura orgânica

Fonte: Revista Cafeicultura

Dados do Research Institute of Organic Agriculture revelam que, entre 2000 e 2015, a área destinada ao plantio de alimentos orgânicos no mundo cresceu nada menos que 363%, passando de 11 milhões de hectares para 50,9 milhões de hectares. O levantamento confirma que orgânico deixou de ser mera tendência ou nicho de mercado e se apresenta em firme e vigorosa expansão. No Brasil, apesar das incertezas e instabilidades econômicas, também há sinais e movimentações num mercado anual estimado em R$ 4 bilhões.

Tal cifra pode parecer diminuta quando comparada com o movimento atual os USD40 bilhões dos Estados Unidos mas no Brasil constata-se uma considerável movimentação em termos de compra e incorporações de empresas do ramo, maior venda em supermercados e lojas especializadas, aumento da exportação orgânica, um expressivo aumento de feiras municipais orgânicas e a explosão de expositores na principal feira, Bio Brasil Fair.

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), beneficia o setor ao prever diminuição de juros o oferecer assessoria técnica, financiamento para o desenvolvimento. Como consequência dessas medidas, aumentou o interesse de na adoção de alimentos orgânicos na merenda escolar, incrementando a produção em diversos municípios brasileiros. Outro indicador desta expansão no país foi o expressivo crescimento no número de clientes do IBD Certificações, principal empresa certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

Nos EUA existem 5.000 insumos certificados para uso na produção agrícola orgânica e no Brasil, 300. Novos conceitos em termos de insumos agrícolas mais focados no controle biológicos de pragas, as novas formulações de adubos e o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) referendam o grande potencial do orgânico.

Alexandre Harkaly, diretor executivo do IBD Certificações, tratara destes temas na palestra Alimentos Orgânicos - Inventário e Tendências no Brasil e no Mundo durante o VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração, nos dias 10 e 11 de abril, em Campinas/SP.

Serviço:
VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração
Data: 10 e 11 de abril de 2019
Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)
Outras informações: (11) 3251-4559 ou www.forumabisolo.com