Frutas da época: Em dezembro, prefira as que ajudam a manter o corpo hidratado

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Os benefícios de se consumir as frutas da época são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, "as frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor. Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes".

  • Abacaxi: Fonte de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório. Possui também alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas.
  • Goiaba: A fruta normalmente é consumida in natura ou em sucos e sorvetes. A goiaba é considerada uma excelente fonte de vitamina C e auxilia na manutenção do sistema imunológico.
  • Laranja pera:A laranja é uma fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes; possui diversos benefícios, entre eles, ação preventiva contra gripes e resfriados; melhora função do sistema digestivo; e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.
  • Mamão Formosa: É rico em ácido fólico e fibras alimentares, é fonte da enzima papaína que contribui para o bom funcionamento do intestino. As fibras ainda são capazes de encapsular as moléculas de colesterol no intestino impedindo que essas sejam absorvidas pelo organismo e também é fonte das vitaminas A e C. O alimento possui baixo valor calórico e pouco açúcar, pode ser utilizada em vitaminas, saladas de frutas ou in natura.
  • Manga:É uma grande fonte de carotenoides e carboidrato e fornece energia para o organismo. Contém cálcio e fibras, assim auxilia no bom funcionamento intestinal.
  • Melancia: Composta por 92% de água, a melancia é uma das queridinhas do verão. Além de deliciosa e super hidratante, a fruta ainda contém vitaminas A e C, potássio e outros nutrientes eficazes no combate ao câncer, inflamações e prevenção do envelhecimento precoce.
  • Melão:O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. O fruto proporciona diversos benefícios à saúde, dentre eles, controla a pressão arterial, preveni a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.